Filme gravado no Hotel Fazenda APM retorna às salas de cinema

Filmes e seriados foram gravados nas dependências do hotel e reforçam o compromisso cultural da Associação Paulista de Medicina

Na última quinta-feira, 28 de agosto, o filme “A Marvada Carne”, obra cinematográfica de 1985, retornou às salas de cinema de algumas capitais do Brasil. O longa, que foi dirigido por André Klotzel e traz Fernanda Torres e Adilson Barros no elenco, agora conta com uma versão remasterizada, proporcionando melhorias na qualidade da imagem e do som da obra, possibilitando, assim, uma melhor experiência aos espectadores.

Uma curiosidade pouco conhecida para o grande público é que o Hotel Fazenda da Associação Paulista de Medicina foi cenário desta história – a APM, inclusive, é mencionada nos agradecimentos especiais dos créditos do longa.

“Eles montaram o cenário do casebre no caminho que vai para as baias, próximo de onde fica a caixa d’água. A equipe ficou muito tempo filmando lá e havia uma alteração dos cenários sempre que precisavam. O local que mais usaram foi a estrada das baias”, relembra Lucia Nunes da Silva Leite, ex-colaboradora do Hotel Fazenda APM.

“A Marvada Carne” narra a história de Nhô Quim (Barros), um homem simples e que possui apenas dois desejos, o de comer carne de boi e de poder se casar. Ele conhece Carula (Torres), uma jovem sonhadora que diariamente reza para Santo Antônio lhe ajudar a conseguir um marido. O encontro entre ambos desencadeia uma série de acontecimentos carregados por simbolismos religiosos, folclóricos, populares e cômicos, que refletem sobre diferentes sentimentos inerentes aos seres humanos, tais como desejo, solidão e pertencimento.

O filme faz parte da trajetória cinematográfica brasileira e reforça a importância da cultura para o País por meio das telas. Prova disso é o sucesso alcançado, já que a produção foi vista por mais de um milhão de pessoas na época de seu lançamento e recebeu mais de oito prêmios no Festival de Gramado.

Para o produtor da obra, Cláudio Kahns, o relançamento é um resgate da história cultural do Brasil. “Graças ao apoio do Canal Brasil e de outros parceiros, conseguimos chegar a uma master muito boa. É a memória do País que está em jogo. Preservar 100, 200, 500 filmes é preservar a alma do Brasil.”

Outras produções

Além deste grande sucesso, o Hotel Fazenda APM também já foi palco de outras produções audiovisuais. Entre elas, a série “Sintonia” (2019), da plataforma de streaming Netflix; o seriado “Meu Cunhado” (2004), do SBT; e o quadro “Cadê Minha Casa?” do programa “Hora do Faro”, da Record TV.

Fotos: Divulgação filme

Compartilhe