Regulamento Campeonato de Futebol da APM 2023/2024

Início: 1 de outubro de 2023
Final: 7 de dezembro de 2024

Local
Todas as partidas serão realizadas no campo de futebol do Hotel Fazenda APM – Estrada Santa Inês, km 10 Caieiras – SP.

Participantes
ABC, Anhembi Morumbi, Bragança Paulista, Guarulhos, MedBolívia, Med9, Mogi das Cruzes, PUC Campinas, Santo Amaro, Rio Preto/Ufap, Santa Casa, Santos, Sorocaba, Taubaté e Unimes.

Inscrição
Cada equipe deverá passar uma relação com no mínimo 15 atletas até o dia 15 de setembro de 2023. Na relação dos jogadores a serem inscritos no campeonato, é obrigatório constar NOME, CRM, TELEFONE, E-MAIL e ESPECIALIDADE de cada participante. O prazo de inscrição segue até 24 horas antes do jogo da última rodada da fase de classificação. Os times poderão inscrever jogadores na fase de classificação, porém, para jogar os atletas deverão estar de posse da carteira do CRM.

Taxa de inscrição
R$ 8.500,00 – valor destinado à contratação da arbitragem, compra de materiais esportivos, premiação e outras despesas, caso necessário.
Data limite para o depósito: 15 de setembro de 2023.
Banco Itaú, Agência 0251 C/c. 02301-6 em nome da Associação Paulista de Medicina, ou PIX: chave CNPJ: 60993482000311 Associação Paulista de Medicina. Enviar comprovante de depósito para o e-mail reservas@hotelfazendaapm.com.br.

Material
Cada equipe deve possuir 2 uniformes completos, de cores diferentes. A escolha dos uniformes das equipes deve ser combinada antes de cada partida, dando preferência à escolha do mandante do jogo. A equipe mandante consta na coluna 1 da tabela de jogos. As bolas utilizadas em cada partida serão de responsabilidade do Hotel Fazenda APM. São necessárias no mínimo 4 bolas para começar cada partida. A equipe que desejar mais bolas para aquecimento deve trazer as próprias. Orientamos o uso da caneleira, equipamento muito importante para evitar acidentes, sendo que o não uso do equipamento será de total responsabilidade do atleta e do time.

Arbitragem
A arbitragem de cada partida será feita por 4 árbitros contratados pelo Hotel Fazenda APM. Um árbitro ficará responsável pela anotação da súmula da partida.

Súmula
Cada partida deverá ter uma súmula feita por um árbitro. Na súmula, deve constar: NOME, SOBRENOME e NÚMERO DE CADA JOGADOR, CARTÕES AMARELOS e VERMELHOS, AUTORES DOS GOLS, RESULTADO DA PARTIDA e OBSERVAÇÕES DE IRREGULARIDADE. Antes de cada partida, na mesa da súmula deve haver as relações de inscritos das equipes, com as informações de suspensão dos jogadores. O fornecimento dessas relações atualizadas é de responsabilidade do Hotel Fazenda APM.

É obrigatório antes de cada partida que todos os jogadores apresentem documento ao árbitro responsável pela súmula para verificação da regularidade. Serão considerados jogadores irregulares: os que não constam na relação de inscritos e os suspensos. Esses jogadores não poderão ser escalados. Caso seja descoberta a irregularidade do jogador (não médico), será gerada a vitória automática (3 pontos, por 3 x 0) para a equipe adversária do jogador irregular, independente do resultado de campo, e a equipe pagará R$ 1.000,00 de multa. Enfatizamos a necessidade e obrigatoriedade da apresentação do CRM e um documento com foto atualizada.

A apresentação da documentação para inscrição do atleta é de responsabilidade do representante da equipe, e caso as informações sejam falsas e o atleta entrou em campo, a equipe será excluída da competição – com suspensão do campeonato atual – e só poderá jogar o campeonato seguinte pagando a multa de R$ 1.000,00 por jogo.

O Hotel Fazenda APM fica responsável por dar baixa nas súmulas e atualizar as informações do campeonato.

Duração
A duração de cada partida será de 2 tempos de 45 minutos cada (fora acréscimos). A duração das prorrogações será de 2 tempos de 15 minutos (fora acréscimos).

Substituições
As substituições serão livres em cada partida. Não haverá limite de vezes para entrada e saída dos jogadores da partida. As substituições deverão ser autorizadas pelos árbitros. As substituições não serão anotadas na súmula.

Todas as partidas terão parada para hidratação, e o árbitro será o responsável pela parada.

Critérios de desempate

  1. Maior número de vitórias
  2. Maior saldo de gols
  3. Número de gols pró
  4. Confronto direto
  5. Menor número de cartões de vermelhos recebidos
  6. Menor número de cartões amarelos recebidos
  7. Sorteio

Formato do Campeonato
As 15 (quinze) equipes jogarão entre si em turno único de pontos corridos, sendo que as 4 (quatro) primeiras colocadas se classificam diretamente para a fase de quartas de final. Já as da 5ª à 12ª posição se enfrentarão pela fase de pré-quartas em jogos de ida, sendo que a vantagem do empate é dos melhores classificados na primeira fase (do 5º ao 8º colocados). 

Fase de Quartas de Final

As 4 (quatro) equipes classificadas na fase de pré-quartas enfrentarão as 4 (quatro) equipes classificadas na primeira fase da competição, ou seja, as equipes da 1ª à 4ª colocação em jogos de ida com a vantagem do empate para a equipe que obteve a melhor colocação na primeira fase, ou seja, do 1º ao 4º lugar.

Ordem dos confrontos

Jogo 1 – 1º colocado x 4º melhor índice

Jogo 2 – 2º colocado x 3º melhor índice

Jogo 3 – 3º colocado x 2º melhor índice

Jogo 4 – 4º colocado x 1º melhor índice

Semifinais

Jogo 1 – Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 4

Jogo 2 – Vencedor do jogo 2 x Vencedor do jogo 3

Nesta fase, em caso de empate, haverá prorrogação, e persistindo o empate, disputa por pênaltis.

Terceiro Lugar
Melhor índice do time na classificação geral que tenha chegado até a semifinal.

Final
Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2.

Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação e, persistindo o empate, disputa por pênaltis para definir o campeão.

Cartão Amarelo
O acúmulo de cartões amarelos em partidas diferentes não causará suspensão.

Cartão vermelho
O cartão vermelho causará suspensão de 1 partida, ou mais partidas dependendo do grau de infração, automática, que deverá ser cumprida no jogo seguinte. O atleta que for expulso no último jogo de sua equipe no atual campeonato terá de cumprir suspensão automática no primeiro jogo do campeonato seguinte.

Agressão – suspensão mínima de 2 jogos.

W.O.
O W.O. (walk over) é configurado quando a equipe apresentar menos de 7 jogadores aptos para partida, 6 de linha mais o goleiro, ou o não comparecimento ao jogo.

Em caso de W.O., a equipe que ganhou de W.O. somará os três pontos da partida (considerando-se um placar de 3 x 0). A equipe responsável pelo W.O pagará uma multa de R$ 1.000,00, que será destinada ao caixa da competição. O não pagamento da multa exclui automaticamente a equipe da competição.

As equipes deverão avisar o W.O. 12 horas antes do jogo. A multa deverá ser paga até 5 dias após a data do W.O.

Em caso de desistência de alguma equipe do campeonato, mantém-se o resultado do campo. A equipe que desistir ficará fora do campeonato e pagará multa de R$ 1.000,00 por jogo, caso queira jogar o campeonato seguinte.

As equipes não poderão entrar com qualquer tipo de ação de cunho judicial. Caso isso ocorra, ela será excluída do campeonato.

É importante montar uma comissão para discutir qualquer problema ou sugestão que possam ocorrer no campeonato.

Horários dos Jogos

Sábado, das 9 às 11 horas

Sábado, das 11 às 13 horas

Domingo, das 9 às 11 horas

Domingo, das 11 às 13 horas

Atraso
Será tolerado um atraso de até 30 minutos. Caso esse limite seja ultrapassado, será configurado W.O.

Alteração de jogos
Os jogos alterados deverão ocorrer antes da data da última rodada. Mudanças de jogos serão feitas em comum acordo entre as equipes. Em caso de chuva muito forte antes da data do jogo e necessidade de adiamento do jogo, será avisado na véspera. Os jogos adiados serão remarcados pela organização do campeonato.

Brigas
Em caso de brigas generalizadas, os jogadores envolvidos (suspensão) – devidamente relatado pelo árbitro ou observado o seu envolvimento pela organização do campeonato – poderão até ser (excluídos) do campeonato, inclusive do ano seguinte.

Haverá advertência do time e a equipe poderá perder até 6 pontos.

As sanções que deverão ser impostas aos jogadores e equipes envolvidos em brigas deverão ser votadas por meio de reuniões com os representantes das equipes, ou seja, forma-se uma comissão com um representante de cada equipe para discutir e votar a permanência ou não dos infratores.

Atenção: Este regulamento foi votado pelos representantes das equipes. Desta feita, os que não compareceram aceitam a vontade da maioria.

São Paulo, 16 de agosto de 2023.