Hotel Fazenda: Diretor da APM participa de audiência pública para criação de distrito turístico

No dia 5 de setembro, o diretor Administrativo da Associação Paulista de Medicina, Florisval Meinão, participou de audiência pública no Hotel Fazenda APM ao lado de alguns membros da Secretaria de Turismo de Mairiporã e Caieiras. O encontro, que reuniu cerca de 80 pessoas entre entidades de Turismo, empresários e cidadãos da região, teve como objetivo debater a criação do distrito turístico das duas cidades.

Participaram também o prefeito de Caieiras, Gilmar Soares Vicente, mais conhecido como Lagoinha, o secretário de Turismo do município, Wesley Gonçalves Pereira, o vereador Wladimir Panelli, o prefeito de Mairiporã, Walid Ali Hamid, mais conhecido como Aladim, o secretário de Turismo da cidade, Fernando Cesar Brilha Brandão, o diretor do projeto Internazionale de Milão, Marcelo Bernardo, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-Cema), Bruno Omori.

Na ocasião, Meinão apresentou o projeto do Resort APM, que trará contribuição para o desenvolvimento da região, estimulando o lado social e o potencial turístico do município. Segundo ele, a reunião foi boa e o projeto bem recebido pelas Prefeituras de Caieiras e de Mairiporã. “Eles consideram o projeto importante, porque vai gerar empregos e rendas, além de ativar a economia do local”, destacou o diretor.

Em contrapartida, foram feitos alguns questionamentos pelos participantes, principalmente em relação ao meio ambiente. “Existe a preocupação com o fornecimento de água, esgoto, energia elétrica e o acesso, porque muitos consideram que a Estrada Santa Inês terá um fluxo muito grande e talvez ela não comporte em função do resort”, complementou.

Para Meinão, com a audiência pública ficou clara a questão da APM e sua vocação social, além dos projetos que estão sendo realizados, como tênis e equoterapia – ambos cadastrados na Secretaria Estadual de Esportes. “Existe a preocupação da APM em se integrar com os moradores da região e, principalmente, oferecer alternativas à população mais pobre para ter acesso ao esporte.”

Além do Resort APM, também foi apresentado, durante audiência pública, um outro projeto que está em andamento em Mairiporã. “Trata-se da construção de um resort com temática esportiva, patrocinado por um time da Itália, a Internazionale de Milão”, acrescentou o diretor da APM. 

A consulta pública é oficial e os questionamentos serão respondidos e depois entregues ao secretário de Turismo do estado de São Paulo, Roberto de Lucena. “Depois, haverá uma decisão se irá transformar ou não essas duas cidades em um distrito turístico. Em caso afirmativo, trará uma série de benefícios fiscais e agilizará muitos processos para liberação de projetos ligados ao Turismo. Vamos aguardar o encaminhamento e os desdobramentos futuros”, finalizou Meinão.

Fotos: Divulgação IDT-Cema

Compartilhe